Clube de Brinquedos Tum Tum

Conteúdo das caixas mágicas

Image
19

Caixa : Corpo
Treinando o reconhecimento das partes do corpo

Seu filho tem dificuldade para reconhecer as próprias partes do corpo? Então essa caixinha foi desenvolvida para ele(a). Através dos recursos disponíveis nessa caixa, seu filho vai aprender a reconhecer melhor seu próprio corpo, desenvolver uma melhor consciencia corporal através da observaçao, da imitação, da leitura e da identificação das partes do corpo. O desenvolvimento do esquema corporal é imprescindível para a aprendizagem e com essa caixinha e seus respectivos vídeos explicativos, você e seu filho(a) vão aprender tudo isso de uma forma muito divertida

Nossa caixinha "Meu corpinho" contém:

  • Cards de imitação motora
  • Prancha de correspondência das partes do corpo humano
  • Livro interativo : Meu livro do corpo
  • Instrução de como montar o brinquedo de material reciclável : caixa sensorial

Image
18

Caixa : Artes
Treinando habilidades sociais através das artes

A arte é principalmente uma forma de você se colocar no mundo, de demonstrar sua singularidade e até mesmo as excentricidades mais diversas. Arte é expressão, é uma forma de comunicação, identificação, interação e mais do que isso, a arte é aquilo que faz o coração pulsar.

Por isso ela é tão importante para os pequenos com autismo. A arte permite que eles sejam exatamente como são em sua essência. Além disso, no momento da criação é possível dar diversas oportunidades de aprendizado para os pequenos pedindo que eles escolham as cores, o que querem desenhar, qual personagem querem interpretar e, até mesmo, o que conseguem enxergar em uma imagem.

Bora fazer arte?

Image
17

Caixa : Matemática
Treinando habilidades para o aprendizado da matemática

A matemática é uma competência muito importante em nossas vidas e para os pequenos não é diferente. Precisamos ensinar alguns conceitos básicos desde a primeira infância como reconhecer números, contar objetos, nomear os números, separar quantidades e muitos outros.

Todo o material é acompanhado de vídeos explicativos que ensinam a aumentar a orientação social, a trabalhar as quantidades, a soma e o faz de conta.

Bora brincar e aprender ?

Image
16

Caixa : O Vestir
Treinando habilidades de motricidade para se vestir

Trocar de roupa é uma atividade de vida diária ou AVD, muito importante. Mas fazer todas as etapas exige que a criança desenvolva diversas outras habilidades como pré-requisito. Então antes de exigir que seu filho troque de roupa sozinho é preciso trabalhar os conceitos que envolvem essa habilidade e também criar um ambiente motivador para que ele faça essa tarefa.

Bora brincar e treinar ?

Image
15

Caixa : Hora do Banho
Atividades para a hora do banho

Com esta caixinha, seu pequeno vai se divertir e aprender as muitas atividades que envolvem a hora do banho.

Com esta caixinha e os recursos que selecionamos a criançada vai amar tomar banho! O objetivo é tornar o aprendizado dessa atividade de vida diária mais motivador e prazeroso. Nela você encontra, uma luva de animalzinho para fazer bolhas, um tapete para banho que acompanha giz especial que pode ser utilizado durante o banho, um suporte visual das etapas do banho e o livrinho: "Vamos toma banho?". Tudo para tornar esta atividade super divertida.

Mantendo nosso objetivo de estimular o uso de materiais recicláveis, neste mês apresentamos a instrução de como fazer uma garrafa sensorial do fundo do mar com garrafa pet.

Image
14

Caixa : Orientação Espacial
Treinando a Orientação Espacial

Que tal ajudar seu filho a treinar a orientação espacial?

Orientação espacial é uma dimensão fundamental para o desenvolvimento de diversas habilidades. A construção da percepção espacial permite que a criança desenvolva comportamentos básicos relacionados á localização, exploração e mobilidade. Além de aprender a se localizar no espaço seu filho pode aprender de forma divertida diversos conceitos como: em cima, embaixo, do lado, na frente, atrás, dentro e fora.

Todo material foi selecionado e desenvolvido com muito carinho pela Nossa equipe de curadoria para crescermos juntos! Com vocês nossa nova caixinha: aprendendo a orientação espacial.

Que tal começar a brincadeira agora ?

Image
13

Caixa : O Tempo
Aprendendo a esperar

Muitas vezes os pequenos podem ter dificuldades em aprender a esperar. Aprender a esperar depende do desenvolvimento da função executiva que conhecemos como controle inibitório. Pensando nisso, desenvolvemos uma caixinha que vai ajudar você e o seu filho a trabalharem não somente a habilidade de esperar, mas também a noção de temporalidade e a construção de uma rotina diária.

Image
12

Caixa : Emoções
Trabalhando com as emoções

Seu filho tem dificuldades de expressar o que está sentindo? Nossa caixinha de regulação emocional pode ajudar.

Crianças com autismo podem apresentar dificuldades para expressar e controlar os próprios sentimentos, por isso é fundamental trabalhar a regulação emocional, ou seja, ensinar quais são os sentimentos, quando eles podem surgir e o que podemos fazer quando eles aparecem. Por isso, desenvolvemos cada brinquedo dessa caixa pensando especialmente no ensino das habilidades relacionadas à regulação emocional.

Image
11

Caixa : Meu Dentinho
Cuidados com a higiene bucal

Esta caixinha está recheada de brincadeiras e atividades para o aprendizado de uma importante situação cotidiana que é o cuidado com a higiene bucal bem como a ida ao dentista.

Com brincadeira do “É ou não é” você e seu filho vão se divertir muito ao descobrirem quais são os objetos que pertencem ao dentista. Através desse brinquedo seu filho irá aprender a habilidade de categorização. Entretanto, através do vídeo explicativo que acompanha o brinquedo vamos ensinar diversas outras habilidades que podemos desenvolver.

"Minha ida ao dentista" é uma história social que foi desenvolvida pelos profissionais da nossa equipe de curadoria para auxiliar no processo da ida ao dentista com os pequenos com autismo. Um dos principais objetivos desse brinquedo didático é dar previsibilidade e ajudar as crianças na quebra de rotina. Além disso, através dele podemos trabalhar outras diversas habilidades.

As historinhas e os personagens são muito importantes para construir a motivação na hora do aprendizado de algumas situações cotidianas. Com o nosso amigo Rick vamos ensinar aos pequenos a importância de se escovar os dentes e muito mais.

A memória afetiva é muito importante para a construção de um aprendizado sólido e guardar os dentinhos em um porta dentes pode ser uma forma de criar um ambiente mais atrativo. A ideia de que os dentes irão cair pode ser muito assustadora e deixar os pequenos com menos medo desse momento da queda dos dentinhos é essencial. Com essa caixinha podemos criar várias histórias e encorajar a criança, dizendo que quando o dentinho cair eles ficarão bem seguros em sua nova caixinha. Além disso, é possível associar cada queda de dente à uma recompensa ou atividade favorita! Quem já quer esse porta dentes lindo ?

Seguindo a nossa idéia de se trabalhar com materiais recicláveis, nesta caixinha você irá aprender como construir uma boca utilizando uma caixa de ovos. Não deixe de ver esse vídeo super divertido e didático.

Image
10

Caixa : Natal
Experiências sensoriais saborosas

Aproveitando as comemorações do Natal e do ano novo onde as famílias se reunem ao redor da mesa, criamos a caixinha deste mês de forma a aproveitar os momentos de preparação dos alimentos.

Preparamos o avental e o quepe do cozinheiro para os pequenos, juntamente com as forminhas para produzir as massinhas com lindos desenhos. A preparação do alimento pode ser bem divertida, além de proporcionar experiências sensoriais importantes para o desenvolvimento dos pequenos com autismo. A textura das massas, aromas, sabores podem ser trabalhadas de forma criativa, aumentando também as oportunidades de se trabalhar interações sociais.

O livro tema também trabalha a questão dos alimentos aliado à combinação de cores e a prancha com os locais da casa é ideal para se trabalhar o conceito de localização.

Deixe fluir os momentos em companhia deles e aproveite para registrar momentos tão importantes.

Image
9

Caixa : Ogum
Representatividade

Uma das coisas mais importantes que podemos ensinar aos nossos pequenos é a boa convivência com as diferenças. Aceitar as diferenças é o ponto de partida para a construção da igualdade de oportunidades, com o objetivo de construir uma sociedade melhor.

Essa aceitação depende de superar limitações impostas ao longo do tempo sobre muitos grupos. Assim como a inclusão, a representatividade é uma ferramenta muito importante nesse sentido: ver um semelhante nas imagens que formam nosso imaginário – em histórias, filmes, brinquedos e livros – é um modo de saber que há um lugar para você na sociedade.

O Clube Tum Tum entende que, mesmo com as particularidades de cada questão, a jornada pela representatividade étnico-racial e busca da inclusão das pessoas com autismo são causas próximas. Ambas visam derrubar preconceitos e construir um mundo mais livre e aberto, no qual as diferenças sejam vistas como elemento essencial para uma sociedade mais rica e acolhedora. Educar é chamar a atenção para a importância da pluralidade em todos os âmbitos da vida.

Por isso, no mês da Consciência Negra, o clube enviará a caixinha da Representatividade: em novembro, nossos assinantes receberão um quebra-cabeça com as personagens da Turma do Blec e o livro Amoras, do Emicida, além de um jogo da velha e as instruções para montar uma boneca com material reciclável. Esse é mais um passo do Clube Tum Tum rumo aos objetivos propostos em sua criação e, como em todos os meses, o conteúdo da caixinha foi escolhido com muito cuidado e atenção para servir de apoio na trajetória das crianças com autismo.

Image
8

Caixa : Netuno
Exploradores do espaço

Nossa caixinha Netuno é um convite para a imaginação dos pequenos. Viajar pelo espaço e conhecer novos planetas. Os brinquedos foram selecionados com muito carinho para que os pequenos possam se divertir enquanto desenvolvem várias habilidades importantes.

Embarque no nosso foguete de alinhavo e crie histórias incríveis com os modelos do livro Exploradores da Lua. Faça atividades divertidas com o baralho de opostos e construa uma incrível mochila espacial utilizando materiais recicláveis.

Image
7

Caixa : Urano
Sustentabilidade : Brincar e ajudar o planeta

A caixinha Urano está repleta de novidades e brincadeiras incríveis.

Escolhemos especialmente para vocês, brinquedos e recursos para trabalhar o conceito de sustentabilidade com os nossos pequenos com autismo. Através destes brinquedos você pode ensinar diversas habilidades para o seu filho e, ainda por cima, mostrar o quanto é importante preservarmos a natureza, poupar o nosso consumo e transformar os recursos que já temos em novas possibilidades.

Além disso, com essa caixinha queremos plantar a semente da inclusão e mostrar que todas as formas de ser e amar são legítimas.

Image
6

Caixa : Saturno
Brincando com as aventuras de dinossauros

O tema desta caixinha é sobre um brinquedo super desejado pelas crianças : Os dinossauros. Para embarcar nesta aventura, os pequenos vão receber :

O Kit escavação para você encontrar o dinossauro. Os pequenos precisarão trabalhar a força e a motricidade fina. Além disso, através dos vídeos, você também irá aprender como treinar o segmento de instrução com o seu filho.

Jogo de cores é um brinquedo de madeira que acompanha fichas de dinossauros para treinar o pareamento de cores. Com esse brinquedo, ensinamos a fazer variações para aumentar a motivação, e também sobre como ensinar a habilidade de compreender a relação entre as quantidades e os símbolos numéricos.

Livro "O Estegossauro" : uma história divertida que vai ajudar você e o seu filho a treinarem a atenção e o tempo de permanência na hora da leitura. Além disso, através dos vídeos, fornecemos dicas importantes sobre como adaptar a linguagem na hora da leitura para potencializar a comunicação.

Instrução de material reciclável : Vamos ensinar DUAS atividades incríveis que você poderá fazer com materiais simples. Através dessas duas atividades você poderá treinar com seu filho habilidades de motricidade fina, fortalecimento do arco da mão e rastreio visual.

Image
5

Caixa : Júpiter
Trabalhando com texturas e brinquedos sensoriais

Nesta caixa você vai encontrar um kit de brinquedos sensoriais que escolhemos especialmente para trabalhar texturas diversas de uma maneira bem divertida. Composto por um pote de areia mágica, uma geleca de dinossauro e um quebra-cabeça com textura, permite trabalhar explorar vários aspectos dos estímulos táteis.

Esta prancha didática, desenvolvida pela equipe de curadoria permite trabalhar diversas habilidades como o rastreio visual, a correspondência por igualdade e a comunicação receptiva.

O livro escolhido para esta caixa é o livro dedoche "A rotina Matinal do Leão". Uma história divertida que vai ajudar os pequenos a trabalharem a motricidade fina e muito mais.

O brinquedo de material reciclável escolhido para esta caixa é uma prancha sensorial incrível que você pode construir junto com o seu pequeno de uma maneira muito divertida.

Image
4

Caixa : Marte
Trabalhando habilidades através da música e do contexto social

Nossa quarta caixa é a caixa Marte. Nela você vai encontrar um brinquedo cuidadosamente desenvolvido pela nossa equipe de curadoria juntamente com a equipe de criação da Linha Mágica. "O que preciso vestir" trabalha a cognição e o desenvolvimento de uma habilidade básica que é a identificação do contexto social com a associação do estímulo correto.

Para treinar o sopro, você irá receber um apito de um pássaro da fauna brasileira. Através do sopro a criança trabalha os músculos da boca, da mandíbula, dos lábios e outros músculos que intervém diretamente no processo da fala.

O livro "O Natal" é um livro minuciosamente desenvolvido pela psicóloga e musicoterapeuta Simone Presotti juntamente com Nolli Merrighi e pelo Solar Studio. Pensado para desenvolver várias habilidades através da música e com vários materiais de apoio para você interagir com o seu filho, este livro é um convite à diversão.

Você também receberá as instruções de como construir instrumentos musicais com materiais recicláveis. Esta atividade auxilia no desenvolvimento da motricidade fina e através da imitação, podemos desenvolver o ritmo e o acompanhamento musical.

Image
3

Caixa : Terra
Trabalhando habilidades através de situações cotidianas.

Nossa terceira caixa é a caixa Terra. Nela você vai encontrar o Quebra-cabeça pirata da Babebi escolhido especialmente devido às suas múltiplas peças e às possibilidades de explorar o jogo simbólico que o brinquedo permite. As múltiplas peças permitem que diversas oportunidades de atenção conjunta sejam proporcionadas.

O piquenique didático é um brinquedo que foi desenvolvido especialmente pela nossa equipe de curadoria. Desenvolvemos essa atividade com o objetivo de trabalhar algumas habilidade específicas.

Os Livros "Atenção" e "Paciência" da Todolivro abordam temas que frequentemente precisamos trabalhar com nossos pequenos.

O cachorrinho de garrafa pet é um brinquedo de material reciclável muito interessante e fácil de fazer para estimular o sopro! O sopro é um movimento orofacial muito importante. De maneira geral, treino do sopro auxilia no desenvolvimento da linguagem uma vez que ele exercita os músculos que intervêm na fala.

Image
2

Caixa : Vênus
Como se divertir com materiais recicláveis e as suas diversas texturas.

A segunda edição da caixa mágica do Clube Tum Tum explora um pouco mais dos materiais recicláveis bem como as diversas texturas destes materiais.

O brinquedo de inovação é um kit com dois brinquedos, um Polvo Sensorial e um Robô. Este kit foi especialmente desenvolvido pela Mobri e utiliza materiais recicláveis. Com ele você pode desenvolver diversas variações de jogo e habilidades como a troca de turnos, o treino do contato visual e jogos de faz de conta. Assista ao vídeo, monte o seu polvo, seu robô e mande os resultados para as nossas redes sociais.

A caixa também traz um conjunto de Pranchas didáticas, desenvolvidas especialmente pela Elis que é designer e mãe de um pequeno com autismo. Estas pranchas foram desenvolvidas para treinar a associação da palavra com o desenho. Elas permitem trabalhar diversas habilidades como a identificação de vogais, identificação letras, imitação, faz de conta e treino da motricidade.

O livro escolhido deste mês foi o livro Minha Família, da coleção Meu Mundo e Eu - Leve-me com você. Este livro da Editora Todo Livro permite a invenção de várias situações em que você pode partilhar a atenção com o seu filho. Viajando pelo universo familiar, a criança pode tentar identificar imagens específicas dentro das cenas das páginas e desenvolver habilidades de atenção conjunta. Também é um livro excelente para se levar para a escola e conscientizar os coleguinhas sobre as diferenças e a importância de aceitá-las, umas vez que cada um possui sua singularidade.

Continuando dentro da proposta de se trabalhar também com materiais reciclados, enviamos um guia que ensina a fazer um cofrinho reaproveitando uma garrafa pet. Você irá construir um porquinho que servirá de cofre para brincar com moedinhas ou outros materiais colecionáveis. Enquanto vocês constroem o brinquedo, além de ajudar a natureza, vocês podem trabalhar o controle instrucional e outras interações junto com o seu filho.

Image
1

Caixa : Mercúrio
Toda a magia da primeira caixa

A primeira edição da caixa mágica do Clube Tum Tum foi preparada com muito carinho. Em parceria com a Lume Brinquedos, criamos uma versão especial do Kit Inventando e Consertando, cujas peças foram selecionadas para promover uma melhor interação com os pequenos.

O livro selecionado foi da coleção Criaturas Vorazes da Editora Todo Livro. Com o super divertido “O Alienígena: triturador”, as crianças vão se encantar em fazer parte da ação, ao abrir e fechar as bocarras. Historinhas sensivelmente perspicazes e engraçadas vão deixá-las famintas por algo mais. Não deixe de ver o vídeo sobre como inserir a criança nas histórias.

Nesta caixa você ainda recebe a Prancha de primeiras sílabas, confeccionada em PVC de alta qualidade pela Voz em Papel. Indicado para trabalhar as sílabas iniciais na fase de alfabetização.

Dentro da proposta de se trabalhar também com materiais reciclados, enviamos um guia que ensina a fazer um incrível foguete de material reciclável. Acompanhe no vídeo todo o processo de produção e invente brincadeiras divertidas, aumentando o seu repertório de interações