Representatividade

Representatividade

Uma das coisas mais importantes que podemos ensinar aos nossos pequenos é a boa convivência com as diferenças. Aceitar as diferenças é o ponto de partida para a construção da igualdade de oportunidades, com o objetivo de construir uma sociedade melhor.

Essa aceitação depende de superar limitações impostas ao longo do tempo sobre muitos grupos. Assim como a inclusão, a representatividade é uma ferramenta muito importante nesse sentido: ver um semelhante nas imagens que formam nosso imaginário – em histórias, filmes, brinquedos e livros – é um modo de saber que há um lugar para você na sociedade.

O Clube Tum Tum entende que, mesmo com as particularidades de cada questão, a jornada pela representatividade étnico-racial e busca da inclusão das pessoas com autismo são causas próximas. Ambas visam derrubar preconceitos e construir um mundo mais livre e aberto, no qual as diferenças sejam vistas como elemento essencial para uma sociedade mais rica e acolhedora. Educar é chamar a atenção para a importância da pluralidade em todos os âmbitos da vida.

Por isso, no mês da Consciência Negra, o clube enviará a caixinha da Representatividade: em novembro, nossos assinantes receberão um quebra-cabeça com as personagens da Turma do Blec e o livro Amoras, do Emicida, além de um jogo da velha e as instruções para montar uma boneca com material reciclável. Esse é mais um passo do Clube Tum Tum rumo aos objetivos propostos em sua criação e, como em todos os meses, o conteúdo da caixinha foi escolhido com muito cuidado e atenção para servir de apoio na trajetória das crianças com autismo.

Ogum

Quebra-cabeça Hora do Blec