História social para apresentação na escola
A História Social é um recurso visual muito utilizado para descrever e ilustrar situações sociais para crianças autistas.
O objetivo dessa história ilustrada é mostrar para a criança os sinais sociais de uma situação específica, dar previsibilidade sobre algo que irá acontecer e, até mesmo, ajudar a modelar os comportamentos esperados naquele contexto (Silva, Arantes & Elias,2020).
Alguns estudos demonstram a eficácia desse recurso: Chan & O’Reilly, 2008; Kuoch & Mirenda, 2003. Sendo assim, desenvolvemos uma história social com o intuito de facilitar a participação dos pequenos nas apresentações de festa junina no contexto escolar.
Agora é só baixar e personalizar a sua!
Referências:
Silva, Mirella Cassia da, Arantes, Ana e Elias, Nassim Chamel USO DE HISTÓRIAS SOCIAIS EM SALA DE AULA PARA CRIANÇAS COM AUTISMO.Psicologia em Estudo [online]. 2020, v. 25.
Chan, J. M., & O’Reilly, M. F. (2008). A Social Storiestm intervention package for students with autism in inclusive classroom settings. Journal of Applied Behavior Analysis, 41(3), 405-409.
Kuoch, H., & Mirenda, P. (2003). Social story interventions for young children with autism spectrum disorders. Focus on autism and other developmental disabilities, 18 (4), 219- 227.