História Social da Escola

Siga os passos para configurar as páginas da sua história social.


Reforçador Imediato

Anexe aqui uma foto da criança realizando a atividade:

Anexe a foto de um brinquedo / objeto que a criança tenha acesso apenas na escola, e que seja reforçador

Economia de Fichas

Anexe aqui 3 fotos de desenho animado / figura que a criança gosta

Anexe a foto de um brinquedo / objeto que a criança tenha acesso apenas na escola, e que seja reforçador

Se tiver dúvidas, nos chame no Whatsapp: +55 48 8824-0933.

ID do Cliente: 104615 - ID da Sessão: f09f84088ba433db-0E573AED-073A-FF16-3782C6754E1F033F

Para que serve a história social?

A História Social é um recurso visual muito utilizado para descrever e ilustrar situações sociais para crianças autistas. O objetivo dessa história ilustrada é mostrar para a criança os sinais sociais de uma situação específica, dar previsibilidade sobre algo que irá acontecer e, até mesmo, ajudar a modelar os comportamentos esperados naquele contexto (Silva, Arantes & Elias,2020). Alguns estudos demonstram a eficácia desse recurso: Chan & O’Reilly, 2008; Kuoch & Mirenda, 2003. Sendo assim, desenvolvemos uma história social com o intuito de facilitar a participação dos pequenos nas atividades escolares.

Sinais Sociais

Mostrar para a criança os sinais sociais de uma situação específica

Previsibilidade

Dar previsibilidade sobre algo que irá acontecer

Modelação

Ajudar a modelar os comportamentos esperados naquele contexto

Tempo

Mostrar para o aluno o tempo estimado das atividades

Combinados

Estabelecer combinados sobre a realização de atividades e o acesso aos reforçadores

Transições

Promover a antecipação das transições de ambiente

Regulação emocional

Selecionar estratégias de regulação emocional

Ideal para cuidadores, professores e assistentes terapêuticas!

História Social é um recurso visual muito utilizado para descrever e ilustrar situações sociais para crianças autistas. O objetivo dessa história ilustrada é mostrar para a criança os sinais sociais de uma situação específica, dar previsibilidade sobre algo que irá acontecer e, até mesmo, ajudar a modelar os comportamentos esperados naquele contexto (Silva, Arantes & Elias,2020). Alguns estudos demonstram a eficácia desse recurso: Chan & O’Reilly, 2008; Kuoch & Mirenda, 2003. Sendo assim, desenvolvemos uma história social com o intuito de facilitar a participação dos pequenos nas atividades escolares

Referências:

Silva, Mirella Cassia da, Arantes, Ana e Elias, Nassim ChamelUSO DE HISTÓRIAS SOCIAIS EM SALA DE AULA PARA CRIANÇAS COM AUTISMO.Psicologia em Estudo [online]. 2020, v. 25.

Chan, J. M., & O’Reilly, M. F. (2008). A Social Storiestm intervention package for students with autism in inclusive classroom settings. Journal of Applied Behavior Analysis, 41(3), 405-409.

Kuoch, H., & Mirenda, P. (2003). Social story interventions for young children with autism spectrum disorders. Focus on autism and other developmental disabilities, 18 (4), 219- 227.

Reforçador - Nesse caso, um reforçador positivo é a ADIÇÃO de algum estímulo que fortalece ou aumenta a frequência de ocorrência de um comportamento. Por exemplo, quando uma criança faz um atividade proposta e, em seguida, pode brincar com seu brinquedo favorito. Esse brinquedo favorito pode ser considerado um REFORÇADOR EXTRÍNSECO. Quando a criança responde o que foi solicitado e entregamos um objeto que ela gosta, estamos adicionando um estímulo (reforço positivo) que aumenta a possibilidade dela repetir esse comportamento. Quando fazemos isso, a criança associa a resposta ao nome à um estímulo divertido. Assim, a frequência desse comportamento aumenta.

Autorregulação - A autorregulação significa a habilidade de modular sentimentos para conseguir adaptar-se às demandas do ambiente. Nesse caso, pense nas ações que seu filho faz para se acalmar e conseguir ficar tranquilo como: pedir um abraço, agarrar um objeto, fazer uma massagem ou qualquer outra ação que tenha esse efeito sobre o comportamento.