Curadoria
Os brinquedos da nossa caixa mágica são pensados com muito cuidado para potencializar o desenvolvimentos dos pequenos. E para escolher os brinquedos contamos hoje com uma equipe de curadoria que seleciona e depois discute as variações e quais habilidades específicas podem ser trabalhadas com cada item. Contamos com uma psicóloga, uma terapeuta ocupacional, uma fonoaudióloga, uma designer e claro, mães de crianças dentro do espectro!
Os brinquedos da nossa loja são todos selecionados por profissionais especializados em autismo e mães de crianças dentro do espectro. Escolhemos os brinquedos pensando nos objetivos de ensino que podem ser trabalhados a partir daquele recurso em específico. Para selecionar os objetivos de ensino, nos baseamos no protocolo de avaliação desenvolvido pelo Dr. James Partington a ABLLS-R (Avaliação de Habilidades Básicas de Linguagem e Aprendizagem) (PARTINGTON, 2006).
Esse manual permite o rastreamento de habilidades de indivíduos com autismo ou outros transtornos do desenvolvimento. Além deste protocolo, nos baseamos no Checklist Curriculum do EDSM (Early Start Denver Model - Modelo Denver de Intervenção Precoce), uma escala que avalia o desenvolvimento infantil (ROGERS; DAWSON, 2010).
Outro aspecto que levamos em consideração no momento da escolha ou da produção de recursos são as demandas reais das crianças com autismo. Por isso, contamos com uma equipe de curadoria que atua e convive diretamente com crianças com autismo em seu dia a dia.
A partir dessas vivências diárias e da literatura existente, os brinquedos são pensados, formulados e testados, sempre com muito amor!
REFERÊNCIAS: Partington, James, PhD, BCBA (May 2006). The Assessment of Basic Language and Learning Skills (Revised)
ROGERS, Sally J.; DAWSON, Geraldine. Intervenção precoce em crianças com Autismo. Lisboa: Lidel, 2010.