Grande parte da nossa aprendizagem acontece por causa da imitação, ou seja, as crianças observam o que estamos fazendo e tentam repetir. Essa habilidade acontece principalmente através do funcionamento dos neurônios espelho, células cerebrais que criam associações entre a observação e o comportamento.

Entretanto, quando a criança não aprende a observar e a imitar ela acaba acumulando prejuízos e prejudicando o seu desenvolvimento. Nossos pequenos com autismo apresentam déficits significativos nas comunicação e na orientação social, uma vez que nosso rosto e nossa voz não são estímulos tão recompensadores para eles (ROGERS; DAWSON; VISMARA. 2015). Por isso, é preciso estimular a imitação e é claro que podemos ensinar essa habilidade através do brincar!

A imitação ajuda a:

1. Promover a comunicação não-verbal

2. Promover a empatia, o que aumenta a capacidade de aprender com os outros

3. Ajuda as crianças a aprenderem a linguagem

4. Ensina sobre como as coisas funcionam

5. Ajuda as crianças a aprenderem as regras sociais

Referências:

ROGERS, Sally J.; DAWSON, Geraldine; VISMARA, Laurie A. Autismo: Compreender e Agir em Família. Lidel. 2015.

Clube Tum Tum
Publicado em 13/03/2022 às 02:21

Seu filho(a) tem um carrinho de brinquedo em casa? Então pegue o carrinho favorito e bora pro chão! Brincar com crianças com autismo não é uma tarefa fácil, mas nesse vídeo vamos te mostrar como é possível fazer diversas variações, chamar a atenção do seu filho e ensinar diversas habilidades com um brinquedo simples! Vem com a gente!

Veja mais vídeos

Os Mais Vendidos